SOBE PARA 113 O NÚMERO DE PRAIAS COM MANCHAS DE ÓLEO NO NORDESTE

SOBE PARA 113 O NÚMERO DE PRAIAS COM MANCHAS DE ÓLEO NO NORDESTE

Os registros de manchas de óleo em praias do Nordeste subiram para 113, de acordo com o mais recente levantamento, divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), no domingo (29). Ao todo, oito estados registram casos de óleo na praia. De acordo com o jornal O Globo, ao menos 13 animais foram atingidos – nove tartarugas e uma ave foram encontradas mortas ou morreram após o resgate.

Uma investigação do órgão aponta que o óleo que está poluindo as praias têm a mesma origem, mas ainda não é possível afirmar de onde ele viria. Segundo a Petrobras, trata-se de óleo cru, que não é produzido no Brasil. A suspeita é que o petróleo tenha vindo de navios que passam pela região, segundo a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), que está analisando imagens de satélite do mar. A pesquisa, no entanto, ainda está em estágio inicial.

As manchas começaram a aparecer no início de setembro. Até quinta-feira (26), eram 99. Na sexta (27), o número subiu para 109. Agora, chegou a 113.

Confira quantos locais foram atingidos em cada estado, segundo o Ibama:

Alagoas: 11 locais

Ceará: 8 locais

Maranhão: 11 locais

Paraíba: 16 locais

Pernambuco: 19 locais

Piauí: 1 local

Rio Grande do Norte: 43 locais

Sergipe: 4 locais

 

 Foto: Instituto Verdeluz/Divulgação