CARNAVAL DE SALVADOR GANHARÁ MAIS UM CIRCUITO OFICIAL EM 2021

CARNAVAL DE SALVADOR GANHARÁ MAIS UM CIRCUITO OFICIAL EM 2021

O Carnaval de Salvador ganhará mais um circuito oficial em 2021. O novo percurso será no bairro da Liberdade, segundo publicação do Diário oficial. No bairro, onde tradicionalmente já desfilam alguns blocos.

O circuito foi reconhecido e oficializado pelo Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar) da Prefeitura Municipal de Salvador. O trajeto receberá o nome de Mãe Hilda de Jitolu, ialorixá e uma das responsáveis pela criação do bloco afro Ilê Aiyê, fundado no bairro.

Atualmente, o Carnaval de Salvador possui sete circuitos oficiais: Circuito Osmar (Campo Grande/Avenida); Circuito Dodô (Barra/Ondina), Circuito Batatinha (Pelourinho); Circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina); Circuito Sérgio Bezerra (Barra); Circuito Contrafluxo (Rua Chile/Carlos Gomes); Circuito Orlando Tapajós (Clube Espanhol/Farol da Barra).

Para o presidente do Comcar, Jairo da Mata, a homenagem a Mãe Hilda acontece pelo importante papel da ialorixá no candomblé e no Carnaval de Salvador. “O ex-prefeito João Henrique decretou como oficial o circuito Mãe Hilda. Faltava reconhecimento do Comcar e a materialização. Em 2017, isso foi solicitado pelos segmentos afoxé e afro. Esse ano, as entidades representativas solicitaram novamente e foi aprovado por unanimidade”, afirmou Mata.

Presidente do bloco, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, explica que a luta pela oficialização acontece desde 2011. Para ele, a homenagem a Mãe Hilda se deve ao respeito que ela possuía na região. “O evento na saída do Ilê foi iniciativa dela. Ela sempre foi muito respeitada pelos cantores e outras entidades da cidade de Salvador. Na Liberdade, ela era muito respeitada como ialorixá e ativadora cultural. Ela sempre incentivou várias manifestações culturais, ela participava disso tudo”, disse.

 

 

Foto: Maiana Belo/G1