Uma instituição de ensino superior privada do município de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, foi denunciada por publicar e cobrar por diplomas falsos de pós-graduação em nome da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A informação foi divulgada pela Uneb, que registrou uma nota nesta sexta-feira (20), afirmou que protocolou uma notícia de crime junto ao Ministério Público Federal (MPF-BA – Procuradoria da República da Bahia), ou que significa dizer que causou uma suposta fraude ao conhecimento das autoridades.
“Segundo declarações, uma instituição vem usando o nome do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Uneb para, de meio fraudulento, emitir diplomas falsos de Pós-Graduação Stricto Sensu, além de cobrar valores para esses cursos” , disse a estado baiana. Na mesma nota, a Uneb também informou que, em 12 de junho de 2019, por meio da própria Procuradoria Jurídica, oferece representação criminal ao MPF-BA, que encaminhou à Polícia Federal.
“É importante analisar os cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela Universidade que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e são regulamentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo passado por rigoroso processo de avaliação até a sua recomendação e início de funcionamento ”, esclarecimento completo. Na nota, uma universidade disponível, ainda, uma lista de todos os cursos , graduação e pós-graduação individuais e associação junto a outras universidades e instituições do país. Ainda segundo a Uneb, o processo de associação com outras instituições é realizado por meio de acordo de cooperação, com a “publicação” publicada no veículo oficial e junto às instâncias jurídicas associadas.
Foto: divulgação