O comércio brasileiro ganhou um adicional de 3.328 novas lojas no 1º semestre, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo o G1, a número refere-se a diferença entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais com postos de trabalho e aponta uma desaceleração do ritmo de recuperação do setor, que viu fechar mais de 220 mil lojas no país entre 2015 e 2017.
O número de abertura líquida de lojas nos seis primeiros meses do ano ficou abaixo do registrado no mesmo período do ano passado (4.999) e corresponde à metade das aberturas do 2º semestre de 2018 (6.730).
Dentre os segmentos dos varejos, os hiper e supermercados foram os que mais abriram novos pontos de atendimento no 1º semestre em números absolutos (+2.716), seguidos pelas lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (+450) e pelo ramo de farmácias, drogarias e perfumarias (+397). Já as lojas de materiais de construção foram as que mais fecharam portas (-456). O resultado também ficou negativo nos ramos de móveis e eletrodomésticos (-162), informática e comunicação (-68) e combustíveis e lubrificantes (-58).
Regionalmente, os estados que mais abriram lojas de janeiro a julho foram São Paulo (+1.134), Paraná (+713) e Mato Grosso (+576). Por outro lado, Rio de Janeiro (-110), Bahia (-260) e Ceará (-313) fecharam estabelecimentos.
Foto: John Pacheco/G1