Em meio à polêmica envolvendo a derrubada e as queimadas de florestas nativas na Amazônia, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta (19) mostram que vem crescendo a área de florestas plantadas no país, produzidas especialmente para a exploração comercial da madeira. Segundo a pesquisa, a área destinada às florestas plantadas no Brasil cresceu 1,3% em 2018, em comparação com 2017.
A Bahia acompanhou esta tendência. As plantações, principalmente de eucalipto, cresceram 1,9% no ano passado e já se espalham por mais de 593 mil hectares no estado. O desempenho garantiu ao estado a manutenação da 7ª posição nacional no setor. Hoje as florestas plantadas da Bahia correspondem a 5,7% do total do país.
VALORES
Apesar do crescimento da área na Bahia, os valores gerados pela produção de florestas plantadas em 2018 caíram em relação ao ano anterior e atingiram o menor patamar desde 2008. Segundo os dados do IBGE, o segmento gerou R$ 1,1 bilhão, um valor cerca de 6,2% menor do que o registrado em 2017. A queda nos valores arrecadados também aconteceu no segmento de extração vegetal, que registrou um faturamento 0,1% menor em 2018, não ultrapassando os R$ 145,056 milhões.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil