O número de consumidores inadimplentes cresceu 2% em agosto, em relação a um ano antes, mesmo percentual verificado em julho, no mesmo tipo de comparação, segundo dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Na avaliação do SPC Brasil, embora o número de consumidores com nome sujo continue subindo no cálculo interanual, o ritmo ainda é de desaceleração da inadimplência, já que, em agosto de 2018, esse avanço havia sido de 3,6% contra um ano antes.
Com exceção de janeiro, todos os meses de 2019 registraram crescimento de inadimplência inferior ao registrado um ano antes, tendo chegado a 6% em novembro do ano passado, segundo dados das duas entidades.
Na comparação com julho de 2019, o número de inadimplentes caiu 0,7%, mesmo percentual de agosto de 2018. A pesquisa não realiza ajuste sazonal, que permitiria expurgar os efeitos típicos de um mês na comparação com outro dentro do mesmo ano.
O volume de dívidas apresentou queda de 0,83% em agosto, contra um ano antes, vindo de baixa de 0,46% em julho, na mesma base de comparação. Em agosto, o volume total de dívidas caiu 1% contra igual mês de 2018, após recuo de 0,32% em julho em relação a 12 meses antes. (Valor Online)