A Semana do Brasil, uma tentativa de criar uma “Black Friday” brasileira, mostrou resultados sutis no varejo digital. Um levantamento realizado pelo Compre & Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, mostra que o faturamento da data é 30,3% maior do que o mesmo período de 2018. Ao todo, a cifra é de R$ 2,2 bilhões.
O aumento vem puxado principalmente pela maior quantidade de pedidos realizados no período: 5,4 milhões de compras foram realizadas entre os dias 06 e 15 de setembro (incremento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado).
“Apesar do aumento aparentemente expressivo (próximo de 40%) nas vendas, devemos nos atentar que o e-commerce já apresenta um crescimento médio consistente de cerca de 20% em 2019, mesmo sem a data comemorativa. Além disso, o feriado prolongado na mesma data em 2018 é um fator que tem de ser observado, uma vez que colaborou para a redução das vendas pela internet no ano anterior”, explica André Dias, diretor executivo do Compre & Confie.
Apesar de comprarem em maior volume, os brasileiros estão gastando menos em cada carrinho de compras. O tíquete médio é de R$ 404,90, queda de 2% em relação ao mesmo período de 2018.
Foto: Divulgação