terça, 07 de maio de 2024
Euro 5.4648 Dólar 5.0785

SALVADOR RECEBE ENCONTRO NACIONAL DO REATE 2020

Redação - 17/09/2019 08:27 - Atualizado 17/09/2019

O novo Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres – REATE 2020, lançado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em 22 de agosto, terá mobilização em Salvador, na próxima quinta-feira (19.09), no Centro de Eventos do SENAI CIMATEC, em Piatã.

O evento, um encontro com membros do setor de todo o país, contará com a presença de dirigentes do MME, Ministério da Economia, ANP, EPE, FIEB, Sebrae, Abpib, Onip e Governo da Bahia. O objetivo é envolver os agentes ligados à atividade e, na ocasião, debater sobre inovação e regulação, institucionalização da Indústria e multiplicação das companhias de O&G e de bens e serviços, Gás e promoção da livre concorrência.

O REATE 2020 promete traçar novas perspectivas quanto ao potencial de produção de óleo e gás em alguns estados, entre os quais a Bahia. A expectativa é de dobrar a atual produção de gás natural nacional, passando dos atuais 25 milhões de metros cúbicos por dia para mais de 50 milhões.

“A revitalização de campos maduros vai alavancar a produção, gerando empregos e renda, propiciando, assim, o desenvolvimento regional e a competitividade em âmbito nacional”, afirma Anabal Santos Jr., secretário executivo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás – ABPIP e integrante do Grupo de Trabalho de Petróleo e Gás da FIEB.

O programa contém 45 propostas de ações, distribuídas em três níveis institucionais: políticas governamentais (coordenado pelo MME), regulação (coordenado pela ANP), e infraestrutura e comercialização (coordenado pela EPE).

“O REATE combina ações de tecnologia inovadora com simplificação regulatória para turbinar a produção de petróleo e gás natural nos campos onshore do país. O Recôncavo, berço do petróleo no Brasil, terá uma nova oportunidade para dinamizar suas atividades econômicas com geração de emprego e renda nos municípios da Região Metropolitana de Salvador”, destaca Miguel Andrade Filho, gerente de Novos Negócios do SENAI CIMATEC.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.