Gilberto Gil resolveu sanar qualquer mal-entendido com Xuxa Meneghel, que já se arrasta há anos. O músico sugeriu o nome da loira para a estreia da segunda temporada do seu programa de entrevistas, Amigos, Sons e Palavras, do Canal Brasil, que vai a ar dia 9. Ele aproveitou o bate-papo para desfazer uma polêmica entre os dois desde 1992. Na letra de Neve na Bahia, ele cantava: “Xuxa/ bruxa/ducha de água fria/No fogo do meu plexo solar”.
“Algumas coisas da conversa remontam a isso, uma visão crítica que poderia se colocar em relação à figura dela, mas não à pessoa dela. Não confunda o ícone midiático com sua pessoa. Sua pessoa é outra coisa, esteja segura disso. Certamente tenho um apreço por você”, lembra Gil.
Segundo o músico, a canção também causou desafeto com os baixinhos. Era um momento em que Xuxa estava no auge da carreira. “Me lembro de uma criança, filha de um amigo, dizer ‘como você chama a Xuxa de bruxa?'”, relata.
Além de Xuxa, Gil recebeu outros nomes de destaque como Pedro Bial, Patricia Pilar e Fernando Haddad. Durante a entrevista com Bial, que vai ao ar dia 16, o jornalista revela que sonhou com Gil e o presidente Jair Bolsonaro, e que o amigo cantor era uma espécie de figura sagrada. “É o inconsciente, né? A psique, esse campo vasto e quase insondável.”