sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

A CONSTRUÇÃO CIVIL E O COMÉRCIO VÃO PUXAR O CRESCIMENTO ECONÔMICO NA BAHIA EM 2019

Redação - 02/09/2019 05:05

A análise do passado não determina o futuro, mas o desempenho do PIB da Bahia no 2º trimestre de 2019 demonstra que alguns dos principais setores da nossa economia estão em nítido processo de retomada do crescimento econômico. No segundo trimestre de 2019 dois setores se destacaram: a construção civil, que cresceu 3,6% e o  comércio, que depois de meses de queda nas vendas, cresceu +1,8%.

A construção civil está no seu melhor momento, se comparado com os últimos 5 anos. O cenário é positivo por vários motivos a exemplo de:

  • A nova linha de financiamento indexada pelo IPCA, que vai reduzir o valor da prestação e atrair novos clientes
  • O estoque de imóveis novos é o menor dos últimos 10 anos
  • A taxa de juros nunca foi tão baixa
  • No primeiro semestre, o número de lançamentos na Bahia chegou a 3922 unidades, o melhor desempenho nos últimos anos.
  • Só em Salvador,  excluindo-se os lançamentos do Minha Casa, Minha Vida, estão previstos 11 novos lançamentos para o segundo semestre.
  • O setor de Construção Civil criou 10,7 mil novos postos de trabalho com carteira assinada liderando a geração de empregos na Bahia.

E para completar, o segmento de Atividades Imobiliárias, que reúne corretores, imobiliárias e outros, cresceu quase 1%, demonstrando a retomada do dinamismo no mercado imobiliário. Ora, são sinais importantes que acenam para o futuro e indicam a possibilidade de retomada expressiva dos investimentos no setor.

Outro setor que começa a retomar o crescimento econômico é o Varejo, que cresceu 0,8% no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, um crescimento maior que o verificado à nível nacional que foi de 0,6%. A maioria dos setores comerciais cresceram no 1º semestre de 2019 com destaque para os segmentos de hiper e supermercados, com crescimento de 0,8%, tecidos, vestuário e calçados, com incremento de 2,6%, combustíveis e lubrificantes, com  0,7%,  e móveis e eletrodomésticos  com 1,4 %. No comércio nem todos os setores reagiram e alguns, como o  setor de veículos e motos, cujas vendas caíram 4,7% no semestre, ainda não reagiram. mas há razões para prever o incremento nas vendas neste último quadrimestre do ano, a exemplo de:

  • Liberação dos recursos do FGTS
  • Redução do desemprego, ainda que de forma tímida
  • Incremento nos demais setores da economia
  • O dia da criança, que tradicionalmente aumenta as vendas, e o Natal que tradicionalmente incrementa as vendas em novembro e dezembro.

Em resumo: a economia baiana começa a mostra sinais de reativação e tudo leva a crer que que o último quadrimestre do ano marcará o momento de arrancada de arrancada dos principais setores da economia.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.