Por: João Paulo Almeida
Os internautas brasileiros estão usando mais aplicativos e redes sociais para comprar. Segundo levantamento do SPC Brasil, seis em cada dez (61%) internautas fizeram compras por meio de aplicativos de lojas nos últimos 12 meses. Já as redes sociais foram o caminho usado por 33% dos internautas para fazer suas compras. O WhatsApp também vem ganhando espaço: 18% dos internautas usaram o aplicativo para fazer compras nos últimos 12 meses. No caso dos aplicativos de lojas, as principais razões apontadas pelos consumidores para a compra apontadas foram a facilidade de acesso do celular de qualquer lugar (52%), a praticidade e agilidade (46%) e pelos melhores preços e ofertas do mercado (41%).
Para conhecer mais sobre esse universo o portal Bahia Econômica conversou com Adalberto Da Pieve, Chief Marketing Officer do Peixe Urbano e do Groupon América Latina sobre o tema. Para ele “a expectativa é de crescimento, o que já estamos observando com os últimos levantamentos. As plataformas estão investindo mais em inovações para acompanhar o mercado e a nova exigência do cliente, que não é baixa. A praticidade e experiência de compra são os pilares desse novo momento: o consumidor compara aplicativos de diversas áreas diferentes e pede a melhor qualidade na experiência”, disse.
Para Adalberto “o mais importante, nesse caso, é a praticidade. O brasileiro é mais conectado do que grande maioria dos povos, e usa a tecnologia de maneira intensiva. São 240 milhões de smartphones no país, então a ferramenta de compra e venda está na palma das mãos do consumidor. A comunicação entre cliente e comerciante ou prestador de serviço também está mais ampla, e ofertas, negociações e reclamações podem acontecer a qualquer momento e de qualquer lugar. Então, acredito que a praticidade, o atendimento personalizado e a ampla busca são alguns dos principais benefícios dessa ferramenta”, explicou.