O mercado de meio de pagamentos cresce e se diversifica em um ritmo acelerado no Brasil, e em Salvador não é diferente. As formas clássicas de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de débito e crédito) ganham novos concorrentes com a evolução de diferentes tecnologias. Entre elas, o cartão pré-pago surge como opção democrática que desburocratiza a relação do usuário com o dinheiro: por ele, qualquer pessoa pode abrir uma conta e utilizá-la em menos de dez minutos, sem comprovação de renda ou análise de crédito.
Os soteropolitanos acompanham essa tendência. A Acesso, fintech especializada em meios de pagamento, compilou dados que indicam o pré-pago é um dos meios preferenciais na hora de fechar compras online. De acordo com a empresa, 52% das transações com cartão pré-pago em Salvador são feitas em sites e serviços digitais, enquanto 48% são realizadas lojas físicas. Os cartões podem ser encontrados na internet, através do e-commerce, ou dos mais de 98 pontos de venda e recarga espalhados por Salvador. Entre as categorias de gastos no pré-pago mais comuns feitas pelos soteropolitanos estão supermercados (16%), entretenimento (8%), alimentação (24%) e combustível (8%).
O perfil do cliente dos pré-pagos é bastante variado na capital baiana. Ele tem, em sua maioria, entre 41 e 50 anos, contabilizando 22% do total de usuários. A faixa etária dos 26 a 35 anos também é representativa, correspondendo a 25% da base. Além disso, o usuário da cidade gasta, em média, R$110,00 por mês com o cartão. “A Bahia responde por 36% do PIB do Nordeste e Salvador, sendo a cidade a mais desenvolvida do estado por sua presença de suporte comercial e de serviços. O crescimento na região mostra o quanto o cartão pré-pago transformou a experiência de como o soteropolitano compra, principalmente por ser um produto descomplicado e de fácil uso”, explica Davi Holanda, CEO da Acesso.