sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

‘É LÓGICO QUE É LENTO, ECONOMIA É IGUAL UM TRANSATLÂNTICO’, DIZ BOLSONARO SOBRE RESULTADO DO PIB

Redação - 30/08/2019 11:00

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta sexta-feira (30) manchetes dos jornais que ao noticiarem o crescimento do PIB do segundo trimestre ressaltaram a lentidão da retomada da economia. Em seguida, o presidente reconheceu que a retomada é lenta e comparou a economia a um “transatlântico” – navio de passageiros de grande para rotas de longa distância.

Bolsonaro deu a declaração na portaria do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da república, em conversa com jornalistas. O presidente levou em mãos três jornais e exibiu aos jornalistas reclamando do tom das manchetes. Nesta quinta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% no 2º trimestre, na comparação com os 3 primeiros meses do ano. Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre de 2019 totalizou R$ 1,780 trilhão.

“Lógico que é lento. A economia é igual a um transatlântico, não é de uma hora pra outra. Até a nossa casa, quando o pessoal está endividado é complicado, é devagar recuperar”, disse Bolsonaro. O resultado do PIB, embora reforce a leitura de maior fraqueza da economia em 2019, veio um pouco acima do esperado pelo mercado e afastou o risco de entrada do país em uma recessão técnica, caracterizada por dois trimestres seguidos de retração do PIB. A alta de 0,4% foi o melhor resultado para segundos trimestres desde 2013 (2,3%).

O presidente disse que os números são positivos, porque refletem números do investimento e não do consumo, que deverá ser estimulado com o pagamento de parte do 13º salário e a permissão de saque do fundo de garantia. “Agora, de bom nesses números é porque vem em cima de investimento e não de consumo. O consumo vai vir um pouco no crescimento agora com a antecipação do 13º do INSS, e a questão também do FGTS. E vai ter um crescimento um pouco ai de fogo de palha. Quem diz isso são os economistas, não sou eu, porque eu não entendo nada de economia”, afirmou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.