quarta, 25 de setembro de 2024
Euro 6.1622 Dólar 5.4571

ITÁLIA CONFIRMA COALIZÃO E RECONDUZ CONTE A PRIMEIRO-MINISTRO

Redação - 29/08/2019 07:22

O presidente italiano, Sergio Mattarella, reconduziu formalmente nesta quinta-feira (29) Giuseppe Conte ao cargo de primeiro-ministro para formar um novo governo. Conte havia renunciado diante da crise governamental italiana, mas uma coalizão entre o Movimento 5 Estrelas (M5E) e o Partido Democrata (PD), que possuem maioria parlamentar, permitiu a manobra. Conte foi cedo ao Palácio Quirinale, sede da presidência do país, convocado por Mattarella, após realizar duas rodadas de consultas com as forças políticas desde que o primeiro-ministro renunciou em 20 de agosto. Um porta-voz da Presidência anunciou, após uma hora de reunião, que Mattarella “confiou a Conte a formação de um governo” e que ele aceitou.

Com a decisão, o novo governo terá Conte e os dois partidos que, antes, estavam de lados diferentes no jogo político italiano: o Partido Democrata (PD), de centro-esquerda, liderado por Nicola Zingaretti; e o Movimento 5 Estrelas, grupo antissistema com políticos de diversas matizes do espectro político, liderado por Luigi di Maio. O Movimento 5 Estrelas, maior vencedor das eleições de 2018, formava o governo com o partido nacionalista de direita Liga. A coalizão, no entanto, acabou desfeita depois que o líder direitista Matteo Salvini entrou com moção de desconfiança contra Conte.

Com a manobra, Salvini tentou forçar a convocação de novas eleições para aproveitar a alta na popularidade e, então, assumir possivelmente a chefia do governo. Entretanto, Conte renunciou ao cargo de primeiro-ministro, o que deu mais tempo ao Movimento 5 Estrelas para buscar a permanência no governo. Antes opositor ferrenho ao governo, o PD aceitou conversar com o 5 Estrelas. Ambos admitiram a possibilidade de ceder em certos pontos para evitar que Salvini conseguisse chegar ao poder.

O 5 Estrelas, por exemplo, impôs como condição a redução no número de integrantes no Parlamento. Ao mesmo tempo PD propôs aos antigos rivais uma flexibilização na acolhida de imigrantes. As conversas mediadas pelo presidente Sergio Mattarella – a Itália é um país parlamentarista – deram certo. Na quarta (28), após idas e vindas na aproximação entre os dois grupos, o Movimento 5 Estrelas e o PD afirmaram ter chegado a um consenso. Assim, a convocação de Conte nesta quinta para uma consulta foi um rito considerado antessala para a nomeação ou, neste caso, recondução do primeiro-ministro ao cargo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.