domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BOLSONARO ATUA E CCJ DA CÂMARA DESENGAVETA AUTONOMIA DA PF

Redação - 27/08/2019 09:50

Depois que Bolsonaro ameaçou trocar o comando da Polícia Federal o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Felipe Franceschini (PSL-PR), desengavetou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da autonomia da Polícia Federal (PF), reivindicação da categoria que está parada na Casa há dez anos.

A fala de Bolsonaro irritou integrantes da Polícia Federal que rejeitam interferência política no órgão, e causou “perplexidade” no entorno do ministro da Justiça. Quando convidado ao governo, Moro ouviu do presidente que teria carta branca para montar sua equipe. A PEC prevê autonomia funcional que “organizará a Polícia Federal e prescreverá normas para sua autonomia funcional, administrativa e de elaboração de proposta orçamentária”.

O texto, de 2009, afirma que a autonomia “prevenirá os problemas advindos de uma polícia submetida às intempéries do poder e de capricho dos governantes no combate à criminalidade organizada, à corrupção e à impunidade neste país”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.