sexta, 04 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

SINDUSCON APROVA LINHA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO CORRIGIDA PELO IPCA

Redação - 22/08/2019 09:20 - Atualizado 22/08/2019

A Caixa anunciou uma nova linha de crédito para a casa própria, com juros entre 2,95% e 4,95% ao ano, mais a inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que valerá para imóveis residenciais novos e usados e estará disponível a partir da próxima segunda-feira (26/08), com prazo máximo de financiamento de 360 meses e quota limite de 80% do valor do imóvel.

Segundo Carlos Henrique Passos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) esta nova modalidade vai estimular o mercado imobiliário. “É mais uma opção para o consumidor, com prestações reduzidas, juros mais baixos e possibilidade de redução de prazos. Sendo um bom investimento para famílias de classe média que procuram pelo primeiro imóvel e que projetam um crescimento de renda ao longo do contrato, tendo em vista que o contrato é atrelado ao índice de inflação e pode oscilar em longos períodos de tempo. A grande vantagem desta nova linha é que vai estimular a concorrência entre grandes bancos e empresas de crédito”, afirma.

Para o matemático e assessor para Crédito Imobiliário, Antonio Carlos Oliveira, a medida traz benefício direto para o investidor, mas exige muita atenção do consumidor, pois estará contratando um financiamento em longo prazo atrelado à inflação. “A decisão permitirá um aumento significativo do funding (recursos) para o crédito imobiliário, que funcionará como uma espécie de hedge (proteção) para os investidores.

A mudança concede a utilização de índices relacionados à inflação para atualização dos contratos de financiamento imobiliário, inclusive os regidos pelo Sistema Financeiro de Habitação – SFH. Já para os consumidores, além das alternativas de bancos, terão também opções de indexadores em larga escala, o que requer acompanhamento de um profissional”, explica o especialista com mais de 33 anos de experiência no mercado, já tendo atuado em bancos, sociedades de crédito imobiliário e poupança e Cohab’s (Companhias de Habitação Popular).

Atualmente, os contratos são corrigidos pela TR (Taxa Referencial). A Caixa cobra juros entre 8,5% e 9,75% ao ano mais TR nas suas principais linhas de crédito imobiliário, para compra de imóveis novos ou usados. Essas taxas não são válidas para o Minha Casa, Minha Vida, que cobra juros mais baixos. Como a TR é igual a zero desde 2017 devido à queda da taxa Selic, na prática os juros do financiamento imobiliário ficam limitados à taxa prefixada pela Caixa.

A nova linha da Caixa vai oferecer juros entre 2,95% e 4,95% ao ano, dependendo do grau de relacionamento do cliente com o banco, mais o IPCA . A medida valerá para imóveis novos e usados, com contratos enquadrados no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) — abastecido com recursos da poupança — e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Também será possível usar recursos do FGTS, no caso de imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.