Após a abertura da Semana do Clima, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a Prefeitura de Salvador, o deputado estadual Alan Sanches (DEM) disse “não ter nenhuma esperança de que o evento consiga sensibilizar o governador Rui Costa para os graves problemas ambientais que afetam o estado, principalmente a poluição das praias da capital, cuja responsabilidade é da Embasa”.
“De nada adianta o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) informar quais são as praias poluídas de Salvador, afugentando os turistas, sem apresentar um projeto sequer de saneamento básico e tratamento de esgotos”, diz o deputado.
Ainda de acordo com Sanches, a Bahia já foi referência em política ambiental, mas hoje a maioria dos municípios permanece com lixões a céu aberto, sem nenhum suporte para cumprir as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Além disso, a região do Rio São Francisco agoniza, sem nenhum horizonte apresentado até agora pelo governo do estado. Já indicamos a necessidade da criação de uma hidrovia do São Francisco, que é uma obra de infraestrutura fundamental e estratégica para a integração da Bahia, que vai estimular o desenvolvimento do Oeste e do Vale do São Francisco. Mas infelizmente o governador Rui Costa não demonstra nenhum comprometimento com as causas ambientais”, conclui o deputado.