sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E MEC DIALOGAM SOBRE EDUCAÇÃO NA BAHIA

Redação - 15/08/2019 09:55 - Atualizado 15/08/2019

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou um encontro, nesta quarta-feira (14), com o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Jânio Carlos Macedo, para discutir ações em conjunto e voltadas ao fortalecimento da Educação Básica na Bahia. A atividade aconteceu na sede da SEC, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, mas o convite foi feito pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a partir da agenda do 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), que está sendo realizado, até sexta-feira (16), na Costa do Sauípe, na Bahia.

O encontro contou com a participação de gestores e técnicos da SEC, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), de representantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e de gestores escolares. Na oportunidade, dirigentes da SEC fizeram uma apresentação sobre o Sistema Estadual de Educação, com foco nas políticas, no financiamento e na gestão. Também destacaram ações estratégicas que estão em curso para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, que envolvem desde o Currículo Referencial da Bahia, a avaliação, o monitoramento e a formação de professores, até os insumos e a infraestrutura escolar. Ainda foram feitos relatos de experiências bem-sucedidas na rede estadual de ensino da Bahia, como por exemplo, o regime de colaboração que vem sendo construído na Bahia, o fomento ao protagonismo estudantil, a partir da integração de diferentes projetos de arte, cultura, ciência, inovação e empreendedorismo, além do envolvimento das famílias na vida escolar dos filhos.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância deste diálogo. “A gente apresentou para o secretário do MEC os nossos eixos estruturantes da aprendizagem da Bahia e confrontamos o que a gente já está fazendo, que por ventura  o MEC vai fortalecer ou ainda não botou a lupa, e ele pediu para que a gente pudesse levar as boas práticas da Bahia no campo da aprendizagem, mas, também, ele trouxe informações que são passiveis de aperfeiçoarmos ou ampliarmos as nossas possibilidades de relação com a Secretária Nacional de Educação Básica”, afirmou.

Jerônimo ressaltou os desdobramentos da agenda. “Saímos com uma agenda de trabalho. Nossas equipes técnicas farão os desdobramentos sobre o que combinamos aqui, a exemplo de um programa de formação continuada de professores, de uma agenda da Universidade Aberta (UAB) que ele vai intermediar e nos ajudar num diálogo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e tratamos da vinculação mais forte do Ensino Médio, puxando cada vez mais o itinerário formativo da Educação Profissional. Portanto, acho que é uma agenda gratificante e, naturalmente, que a Bahia fica muito honrada em estar recebendo nos nossos gabinetes o secretário nacional que está se dedicando com foco no alinhamento conosco da Educação Básica no Estado da Bahia”, afirmou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.