sábado, 01 de junho de 2024

PÍLULA DA JUVENTUDE: CIENTISTAS DECOBREM DROGA QUE RETARDA O ENVELHECIMENTO

Redação - 11/08/2019 08:36 - Atualizado 13/08/2020

Os cientistas descobriram uma droga que retarda o envelhecimento e estão próximos de criar a pílula do rejuvenescimento, capaz de retardar os danos da idade à saúde,  prevenir uma série de doenças e tornar o homem imortal. A droga que vai retardar o envelhecimento é a rapamicina e pesquisadores publicaram na Science Translational Medicine que o mecanismo pode  fortalecer o sistema imunológico dos idosos e ajudá-los a combater infecções como a gripe. A Revista Veja desta semana também publicou artigo sobre o assunto mostrando que a rapamicina se mostrou eficiente no bloqueio de uma enzima que acelera a divisão celular, que é o caminho  do envelhecimento. Os estudos para testar a rapamicina em humanos visando o aumento da longevidade serão iniciados ainda este ano.

A rapamicina foi descoberta acidentalmente nos anos 1970, na Ilha de Páscoa, ao verificar-­se que evitava casos de tétano em quem andava descalço, apesar das perfurações nos pés — seu nome deriva da denominação aborígine do território chileno, Rapa Nui.  A substância aumentou em 38% a expectativa de vida em camundongos e  vai entrar agora na fase de testes clínicos com mulheres e homens. A rapamicina atua numa proteína chamada mTOR, que controla parte das respostas do metabolismo a situações de stress. O acúmulo de resíduos e proteínas defeituosas nas células cresce ao longo do tempo e estimula o envelhecimento.

A droga age nessa estrutura “defeituosa”. Funciona como um disjuntor, que liga e desliga o mecanismo.  Mas nada é prefeito:  Não se sabe a dose ideal e, a depender dela, os  efeitos colaterais são fortes.  “Uma dose menor não dá resultado, e uma dose muito alta pode desencadear efeitos colaterais graves, incluindo dificuldade de cicatrização, pneumonia, maior vulnerabilidade a infecções bacterianas e câncer. (RV)