Por João Paulo Almeida
As vendas do dia dos país deve se manter estável em 2019. Em contato com o portal Bahia Econômica, o especialista em políticas públicas e gestão governamental da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), Luiz Mario, afirmou que a movimentação do comércio está tímida devido a falta de confiança e o medo do consumidor.
“Nós observamos um comércio ainda muito tímido devido a falta de confiança do consumidor que ainda está em alta devido o medo de se perder o emprego. Você observa os resultados da economia em junho e observa uma pequena melhora no emprego porém isso ainda não deve refletir na data do dia dos país”, explicou.
O economista também explica que não existe perspectiva de geração de empregos para a data. “Nós não temos nenhuma esperança de geração de empregos para essa data. Não é comum se contratar para o dia do país. As lojas devem abrir normalmente e o movimento não deve ser de alta, deve se manter estável”, explicou.
Luis também explica que caso o recurso do FGTS fosse antecipado, poderia ocorrer uma alta na data. “O governo anunciou esse fgts ai e caso ele fosse antecipado poderia ocorrer um alta, porém não é assim que aconteceu, ele só vai sair em setembro, então acho difícil ocorrer uma alta nas vendas do dia dos país”, disse.