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DIA DOS PAIS: ROUPAS DEVE SER O PRESENTE MAIS COMPRADO, DIZ ESTUDO

Redação - 10/08/2019 11:30

O varejo online deve se animar para o Dia dos Pais. De acordo com dados da Ebit|Nielsen, no ano passado a data comercial representou crescimento de 8% para as vendas no e-commerce, com um faturamento de R$2,1 bilhões. Pensando nesse potencial, a Social Miner — empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados — se uniu aos parceiros Opinion Box e Send4 e realizou uma pesquisa para identificar as intenções de compra do consumidor brasileiro para o Dia dos Pais deste ano (11 de agosto).

Segundo o material, 51% dos respondentes afirmaram que pretendem ir às compras, 14,6% ainda estão indecisos, enquanto os outros 34,4% não devem presentear na data. Nesse contexto, considerando apenas aqueles que responderam que não tem intenção de ir às compras na data comercial, o estudo perguntou o que faria com que esses consumidores mudassem de ideia — sendo uma oportunidade para que os e-commerces se prepararem e conquistem esse público. A resposta ficou por conta dos preços (14,7%), promoções (13,3%) e valor do frete (6,8%).

Já entre os 65,6% dos respondentes que representam os decididos somados aos que ainda estão na dúvida sobre as compras para o Dia dos Pais, a Social Miner procurou compreender o que os fariam escolher uma determinada loja. E mais uma vez o preço (69,9%), promoções (67,3%), valor do frete (36,3%) aparecem como os fatores mais relevantes, além de aspectos como facilidade no pagamento (35%) e prazo de entrega (29,3%).

Outro dado levantado pela pesquisa é quanto a fidelidade do público que adere a data, em que 61,2% dos respondentes disseram ainda não saber se irão comprar na mesma loja em que compraram no ano passado. A retenção, no entanto, é uma das etapas que compõem a jornada de compra do consumidor, essencial para sustentabilidade dos negócios e que, portanto, precisa ser estimulada, inclusive em eventos como o Dia dos Pais.

A boa notícia é que ainda há tempo para trabalhar as estratégias para a data, uma vez que, até agora, apenas 3% das pessoas já realizaram suas compras. Outros 46,5%, no entanto, já iniciaram a busca pelo presente, enquanto a maioria (50,5%) dos que têm intenção de comprar algo para a data ainda não começaram, mas devem iniciar as pesquisas por ofertas com 15 dias de antecedência (40,1%), a uma semana da data (18,5%) ou mesmo na véspera ou no próprio dia do evento (15,9%).

Além disso, o material da Social Miner busca entender quem são as pessoas que os consumidores pretendem presentear e, como já era de se esperar, os pais lideram na intenção do público, com 69,8%, seguidos pelos maridos (24,6%), sogros (8,9%) e avôs (8,5%). Em relação às categorias mais desejadas para o período, destacam-se moda e acessórios (52,6%), eletrônicos (28,7%), beleza e saúde (24,6%), telefonia (14,6%), informática (14,2%), bebidas (12,7%), livraria (12,5%), eletrodomésticos (10,6%), vale-presente (10%) e viagens (4,3%).

Já quanto aos produtos, em específico, com que as pessoas pretendem presentear neste Dia dos Pais, no topo da lista estão roupas, com 44,8%; perfumes, com 32,9%; acessórios, com 30,1%; e calçados, com 25,9%. Outros itens citados são: smartphones (18,9%), livros (11,9%), informática (11,2%), ferramentas (10,4%), chocolates (8,3%), bebidas (7,9%) e artigos esportivos (7,8%).

O material aponta também que 72,2% dos respondentes devem investir a partir de R$50 nas compras, sendo que, destes, 34,4% vai manter os pedidos até R$100, enquanto 27,8% entre R$100 e R$500. Apenas 10% disseram que pretendem gastar acima de R$500. E, na hora de pagar, 34,4% do público da pesquisa afirmou optar pelo formato à vista, enquanto os outros 65,6% disseram que devem parcelar as compras, sendo que, destas, 19,6% deseja pagar em até duas vezes; 29,1%, em três vezes; e 17,3% em até quatro parcelas.

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