Cerca de um terço dos brasileiros tem opinião similar à do presidente Jair Bolsonaro em assuntos como o golpe de 1964, demarcação de terras indígenas e política ambiental. A informação, divulgada em reportagem da Folha de hoje (5), consta em recentes levantamentos do Datafolha, que avaliaram a percepção dos brasileiros em diferentes assuntos, antes mesmo da série de declarações do presidente sobre os temas, na duas últimas semanas.
Muitas vezes usando informações falsas, o presidente atacou ambientalistas, exaltou o período da ditadura militar e reduziu o massacre no presídio de Altamira (PA), que deixou 62 mortos. Segundo pesquisa Datafolha feita em 18 e 19 de dezembro do ano passado, 35% acham que a política ambiental atrapalha o desenvolvimento do Brasil. Outros 59% discordam dessa frase.
Outro levantamento do instituto, feito em dezembro de 2018, mostrou que 37% dos brasileiros acreditam que o governo deve reduzir as áreas destinadas a reservas indígenas, e 60% discordam. Em abril deste ano, o Datafolha perguntou se o dia 31 de março de 1964, data de implantação do golpe militar, deveria ser comemorado ou desprezado. Defenderam a comemoração 36% dos entrevistados e outros 57% afirmaram que deveria ser desprezada.