sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

NOVO REITOR DA UFRB É FILIADO AO PT E JÁ FOI PRESIDENTE DO PARTIDO EM AMARGOSA

Redação - 02/08/2019 11:00

O professor Fábio Josué Souza dos Santos, escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para ser o novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é filiado ao PT desde 1999 e já presidiu o partido em Amargosa, no Recôncavo baiano. Fábio Josué foi o terceiro mais votado na lista tríplice encaminhada a Bolsonaro para escolher o comandante da instituição.

Em nota enviada ao portal Bahia Econômica, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) afirmou que a nomeação do novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o professor Fábio Josué Souza dos Santos, pelo governo federal, na quinta-feira (1), representa “uma vitória da autonomia universitária”, mas que o “ideal” é que a mais votada da lista tríplice, a professora Georgina Gonçalves Santos, fosse à escolhida.

“Bolsonaro e o MEC tiveram que cumprir a lei e nomear o reitor, o professor Fábio Josué Souza dos Santos, que ocupava a terceira posição da lista tríplice aprovada pelo conselho universitário da UFRB desde março desse ano”, disse o parlamentar. “O ideal é que fosse escolhida a professora Georgina, primeira colocada na lista, mas temos que comemorar a prevalência da autonomia da universidade na escolha dos seus dirigentes máximos”, enfatizou Robinson, que saudou o novo reitor da instituição. “Boa sorte ao novo e magnífico Reitor Fábio. E parabéns a todos que resistiram e derrotaram mais uma tentativa de golpe contra a democracia no país”.

Também em contato com o portal, o líder do Psol na Bahia, o professor Fábio Nogueira, criticou a escolha do novo reitor da UFRB. “Um completo absurdo a escolha de Bolsonaro. Ele acabou com uma tradição que começou no governo Lula. Esse cargo deve ser ocupado por alguém que tenha representatividade acadêmica. Nós do Psol na Bahia se solidarizamos com a professora Georgina Gonçalves que tem total apoio acadêmico e dos diretórios da universidade para ser a reitora. A escolha de Bolsonaro mostra mais uma vez o descaso dele para educação”, explicou.

Primeira colocada na lista tríplice enviada à Presidência para o cargo de reitora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), a professora Georgina Gonçalves dos Santos divulgou uma carta aberta em que afirma que a nomeação do terceiro colocado, Josué Souza dos Santos, abre um precedente perigoso para as instituições de ensino. Veja aqui.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.