O governo do Estado está se antecipando a política de abertura do mercado do gás natural, que está sendo implementada pelo governo federal, e vai lançar uma resolução da Agerba – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia que autoriza a Bahia Gás a usar sua estrutura para transportar o gás adquirido pelas empresas ou consumidores de qualquer fornecedor, inclusive do exterior, sem que o produto passe pela Petrobrás. Qualquer consumidor que desejar adquirir gás poderá comprar diretamente e a Bahia Gás atuará apenas como transportador, o que poderá viabilizar preços menores do gás.
Em contato com o portal Bahia Econômica, o Secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, que é presidente do Conselho de Administração da Bahia Gás, disse que a medida vai liberar o mercado e reduzir custos para grandes e pequenos consumidores, sendo um estímulo para investidores especialmente aqueles que utilizam o gás em grande escala, como por exemplo, a Fafen – Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Camaçari, que está em processo de arrendamento, com várias empresas interessadas.
“ A medida faz parte do política do governo no sentido de aumentar a competitividade das empresas, fazendo com que o consumidor tenha acesso a qualquer fornecedor e a Bahia Gás passará a atuar como distribuidora do produto, viabilizando preços mais competitivos. ”, disse o Secretário. A resolução vai criar a figura do Consumidor Livre de Grande Porte, que deixará de participar do mercado cativo e a figura do comercializador cujo destinatário final do gás por ele comercializado será o Consumidor Livre de Pequeno e Médio Porte. Veja a minuta da resolução aqui.