sábado, 11 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

APOLLO 11 COMPLETA 50 ANOS QUE CHEGOU A LUA

Redação - 19/07/2019 09:50 - Atualizado 19/07/2019

Sábado, 19 de julho de 1969. Três dias depois de partirem da Terra a bordo do Saturno V, o mais poderoso foguete já construído pela Humanidade, Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins enfrentavam um momento crucial de sua histórica missão Apollo 11 . Com o lado afastado da Lua à vista nas janelas do módulo de comando Colúmbia e sem contato com o controle em Terra, chegava a hora de acionar o motor da nave, reduzindo sua velocidade para ser capturada pela gravidade de nosso satélite e entrar na sua órbita. — Cara, a Lua está ali, rapazes, em todo seu esplendor — comenta Armstrong aos seus companheiros, às 75 horas, 49 minutos, 24 segundos de viagem . — Um gesso cinza para mim.

O breve deslumbramento, logo seguido por uma descrição um tanto insossa, serve como um vislumbre da personalidade do homem escolhido para comandar a Apollo 11, e assim ser o primeiro a colocar os pés na Lua. Então único astronauta não vindo diretamente do serviço militar para o programa espacial americano, o veterano da Guerra da Coreia e depois piloto de testes da Naca — agência aeronáutica civil americana que antecedeu a Nasa, só criada em 1958 — Armstrong era conhecido como um homem calado e sisudo, mas também pela precisão, capacidade de concentração e de manter a calma em situações de emergência.

Qualidade que se mostrou fundamental no dia seguinte, quando, guiando o módulo lunar Eagle (“águia” em inglês), alarmes começaram a soar segundos antes do pouso no Mar da Tranquilidade. Ignorando os avisos e a queda na reserva de combustível, Armstrong assumiu o controle manual do módulo lunar, batizado Eagle, e o assentou em segurança na Lua, a 6,4 quilômetros do ponto previsto.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.