Ana Clara Paim, influencer com 230 mil seguidores causou polêmica ao comparar o fim de likes no Instagram com fim da escravidão no Brasil nesta quinta-feira (18). Ela havia escrito um texto com uma imagem com a data da abolição da escravatura, em maio de 1888, e a data da mudança na rede social, 17 de julho.
“Deixamos nossos adolescentes acreditando que precisam ter corpos e famílias perfeitas pra se encaixarem no mundo. Deixamos pessoas anoréxicas em busca de aceitação. Estragamos valores, fodemos nossas crianças, e o que era pra fornecer liberdade só nos trouxe de volta à escravidão. Conteúdo espontâneo de volta, e tudo que for exposto, que seja de coração. A humanidade agradece”, escreveu ela.
A jovem foi criticada por internautas e outros influencers pela publicação. “Que comparação triste! O ‘suposto fim’ de algo que tirou tantas vidas, com um simples meio de entretenimento”, disse uma internauta. “Comparar o fim da contagem de like com escravidão é no mínimo algo, muito, muito imbecil. Que vergonha alheia”, escreveu outro usuário.
Horas depois, ao ver a repercussão negativa das postagens, ela voltou à rede social e pediu desculpas: “Gente, me desculpa se alguém se sentiu ofendido. jamais foi minha intenção. Vou pensar mais da próxima vez antes de postar um texto. Vocês poderiam, por favor, parar de mandar mensagens cada vez mais absurdas? Isso também não resolve nada. Só faz mal para mim e acredito que para você”, escreveu Ana Clara.
“Meu bem, você não deve pedir desculpa se alguém se sentiu ofendido. Você deve desculpas porque OFENDEU, não é uma questão de se sentir! Você foi muito infeliz, admita isso e não bote a culpa em quem recebe seu comentário escroto de forma ofensiva”, respondeu uma internauta. “Você está intencionalmente surfando no racismo por engajamento, lixo sim”, falou outra.