Os estoques de imóveis dos bancos cresceram 32% em 2018 e eles representam cerca de 90% dos bens retomados pelas instituições financeiras para o pagamento de dívidas. Um dos meios mais comuns que os bancos usam para transformar esses bens em dinheiro são os leilões.
Segundo informações do Valor Econômico, a Caixa Econômica Federal está realizando leilão de 84 imóveis e o Santander leiloa 76. A Zukerman Leilões também realiza o leilão de mais de 300 imóveis dos bancos Itaú, Santander, Bradesco, Pan, Paulista, Inter, Triângulo, Safra e Original neste mês. Casas, apartamentos e terrenos poderão ser adquiridos por valores a partir de 19% do seu preço de mercado, ou seja, com até 81% de desconto.
As propriedades oferecidas são casas, apartamentos, terrenos e prédios comerciais, ocupados e desocupados, de alienação fiduciária (em processo de retomada) e de patrimônio próprio das instituições.
As ofertas estão disponíveis em 23 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Os valores dos imóveis vão de R$ 35 mil a R$ 48,5 milhões. Os descontos são de até 60% do valor de mercado e o pagamento pode ser à vista ou parcelado, dependendo do imóvel escolhido.