Membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) recebeu denúncias de mais um ataque à Comunidade Quilombola do Quingoma. “Na manhã do domingo (14), por volta das 8h30, os moradores da Travessa Maristela, Quingoma de Dentro, Lauro de Freitas, foram surpreendidos por um grupo de homens armados alegando ser da Policia Civil, em companhia de um suposto dono do terreno, em um veículo de cor preta. A área está dentro de um território reconhecido oficialmente como remanescente de quilombo”, informa.
Hilton Coelho afirma que os ataques ao Quilombo Quingoma representa “racismo ambiental e omissão do Estado. De forma violenta e covarde derrubaram casas de alvenaria, queimaram barracos, bateram em moradores, sacaram armas e ameaçaram de morte. A comunidade atingida pela violência já prestou queixa policial e aguardamos que todas as medidas sejam tomadas para proteger a população”.
“Reivindicamos que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) tome providências imediatas para acabar com ações que se caracterizam de pessoas certas da impunidade que invadem e destroem residências, matam animais, invadem, oprimem e humilham certos de que não serão alcançados pela lei. Já foram feitas denúncias anteriores, porém, as ações violentas e intimidatórias contra a comunidade continuam. Até quando o governador Rui Costa (PT) e a prefeita Moema Gramacho (PT) ficarão omissos? Será que é preciso ter mortes no local para que algo seja feito?”, indigna-se e conclui Hilton Coelho.