O governador da Bahia, Rui Costa (PT), minimizou o impacto do rompimento da barragem de Quati, localizada no município de Pedro Alexandre (BA), que inundou o município de Coronel João Sá (BA), durante inauguração de Policlínica Regional de Saúde em Paulo Afonso, no norte do estado, nesta sexta-feira (12). “A imprensa está tratando de barragem, mas aquilo é uma barragem de armazenamento muito pequena”, declarou.
De acordo com Rui, o governo do estado está tendo “o cuidado redobrado de ter o acompanhamento técnico e reforços” e anunciou a construção de uma nova barragem no local e “com a proteção adequada, para que a população possa sobreviver”.
Rui ainda explicou o acidente. Segundo o governador, houve o rompimento de várias pequenas barragens, ou barramentos, na região, o que causou uma espécie de “efeito cascata”. “A informação que temos de proprietários é que houve rompimento de muitas pequenas barragens, em um efeito cascata. Quando você tem um riacho e dez pequenos barramentos, quando uma rompe, a própria onda formada vai rompendo todas as outras”, declarou o chefe do Executivo baiano.