O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), disse na tarde desta terça-feira (2) que não foi fechado acordo para a inclusão de estados e municípios no seu voto complementar e “talvez o melhor” seja deixar para o plenário da Câmara dos Deputados o debate sobre incluir estados e municípios nas novas regras de aposentadoria.
Havia uma expectativa de que a inclusão pudesse ocorrer no parecer de Moreira, a ser lido ainda hoje na comissão especial da reforma. “Ainda tem uma expectativa [de inclusão de estados e municípios ainda na comissão especial], mas talvez o melhor procedimento que possa ocorrer é no plenário, o que não é ruim. É bem possível. Talvez mais fácil do que na comissão”, disse Samuel Moreira, após reunião com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), governadores e líderes na residência oficial da presidência da Câmara.
Também nesta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse na comissão especial que, para incluir estados e municípios, é preciso que os governadores do Nordeste e de esquerda votem a favor. “Para entrarem estados e municípios, os governadores, em especial os do Nordeste e de esquerda, têm que votar favorável. Até pouco tempo, eles queriam que fosse aprovada a reforma com voto contrário deles para eles não terem desgaste. Porque tem desgaste o parlamento, sim tem. Agora, há um sentimento dentro do parlamento e fora também de que temos que mudar. Se não mudar, o Brasil vai ter mais problemas econômicos pela frente do que já temos no momento”, disse.
*Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados