A produção da indústria brasileira registrou crescimento em maio. O índice de evolução da produção ficou em 50,9 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos – o que indica aumento da produção, segundo a Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) entre 3 e 12 de junho, com 1.903 empresas.
A entidade informou que a chamada “utilização da capacidade instalada”, ou seja, o nível de uso do parque fabril, subiu um ponto percentual em maio, para 67%, percentual maior que o registrado no mesmo mês dos quatro anos anteriores. No entanto, a pesquisa também mostrou que o número de empregados no setor caiu 0,3 ponto de abril para maio, para 48,5 pontos, indicando queda do emprego na comparação com abril.
De acordo com o levantamento da CNI, o indicador de expectativas sobre a demanda ficou em 57,3 pontos no começo deste mês, enquanto o de compras de matérias-primas somou em 54,6 pontos, o de número de empregados alcançou 50,8 pontos e o de quantidade exportada, 52,6 pontos.
Já a disposição para investir ficou estável em junho, informou a entidade, pois o indicador de intenção de investimentos teve uma pequena queda de 0,2 ponto e ficou em 52,3 pontos.