Com o objetivo de garantir a segurança alimentar e eliminar riscos à saúde da população nos festejos juninos, a Vigilância Sanitária do Município de Mata de São João irá intensificar a fiscalização na Estação da Alegria – espaço doSão João da Sede. Nos dias 21, 22 e 23, todas as barracas e ambulantes serão visitados pelos agentes de fiscalização, que farão ações de inspeções e monitoramento das condições de higienização dos estabelecimentos e dos pontos de venda. As ações desenvolvidas pela Vigilância serão de caráter educativo (preventivo), normativo (regulamentador), fiscalizador e em última instância, punitivo. Os trabalhos da equipe serão iniciados antes das atrações musicais subirem ao palco, com o propósito de orientar as pessoas que usam o espaço para comercializar bebidas e principalmente alimentos, no sentido de melhorar a manipulação e atentar para prazos de validade.
Segurança alimentar – A intenção é garantir que a população usufrua de alimentos seguros e possa aproveitar tranquilamente o evento. As ações também acontecem na área ao redor da Estação da Alegria, visando coibir produtos impróprios para o consumo e orientar os comerciantes sobre as regras sanitárias.
A coordenadora da Vigilância, Xênia Márcia, alerta tanto os comerciantes quanto a população sobre a importância de observar as condições de higiene e limpeza do local, o acondicionamento e a temperatura de armazenamento dos produtos (perecíveis e não perecíveis), a vestimenta dos vendedores e manipuladores de alimento (uso de touca e luva), e o prazo de validade dos produtos.
“O número de pessoas é bem grande, por isso estaremos atentos ao compromisso de cada um dos barraqueiros e ambulantes em garantir proteção aos produtos durante a produção, transporte, manipulação e armazenamento dos mesmos”, alerta Xênia Márcia. Ainda de acordo com a coordenadora da Vigilância, o mesmo zelo quanto à higiene dos alimentos deve ser observado no caso de latas, garrafas plásticas, canudos, guardanapos, pratos, talheres e copos (descartáveis) utilizados na festa. “Todo cuidado é pouco com as comidas em eventos de massa, pois os ingredientes, em geral, são perecíveis”, explica.