O novo Centro de Convenções do Estado será construído no Centro Antigo de Salvador, segundo o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, nesta quarta-feira (19). O novo CCB deve ser levantado em uma área próxima ao Terminal Marítimo de São Joaquim, que abriga o sistema ferry-boat. Diferente do que foi cogitado anteriormente, o equipamento não ficará no terreno onde hoje está alocado o Grupamento dos Fuzileiros Navais, no bairro do Comércio, como cogitado inicialmente.
“É uma região que o governo tem terrenos, e o governo está fazendo acordos de desapropriação”, revelou o secretário ao não dizer, no entanto, qual seria especificamente o local.
Uma das opções para abrigar o novo Centro era também uma área no Parque de Exposições, na Avenida Paralela, que poderia gerar benefícios pela proximidade do Aeroporto Internacional de Salvador e do metrô, facilitando o acesso e fluxo de pessoas. O trade turístico, no entanto, se opôs à ideia. Agora, o governo avalia que construir o equipamento no Centro Antigo conciliaria com os interesses do estado de revitalizar a área.
“Temos aí a obra do VLT que vai sair agora, a gente tem essa Baía de Todos os Santos que é única. Então é sinérgico que a gente tenha um Centro de Convenções na beira da Baía de Todos os Santos”, explicou.