O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, e o secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, apresentaram nessa quarta-feira (12), em Fortaleza (CE), propostas da Bahia para compor o Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Durante a reunião do Comitê de Articulação de Secretarias de Estado da Sudene, o vice-governador ressaltou a importância da execução dos projetos estruturantes que desenvolvem o estado econômico e socialmente. “Temos hoje um grande projeto que é a Ponte do Desenvolvimento do Sistema Viário Oeste que liga Salvador a Itaparica. A construção dessa ponte vai promover o desenvolvimento de várias regiões da Bahia e impulsionar a economia de dezenas de municípios do sistema”, disse Leão.
Ele reforçou também a que a Sudene deve criar um fundo, através de emendas parlamentares, para garantir a execução dos projetos dos estados nordestinos. “Planejamos nossas ações através dos PPAs mas não podemos ficar apenas no planejamento. Temos que executar esse planejamento e precisamos de garantias que teremos como bancar nossas ações”, pontuou Leão.
Pinheiro ressaltou que foi muito importante a retomada do Conselho da Sudene para o desenvolvimento regional. “Única saída para que a gente possa enfrentar esse atual período e possa ter desenvolvimento econômico, social, um plano de infraestrutura e o planejamento do Nordeste a partir do que acontece em cada estado”, disse ao parabenizar a direção da Sudene por unificar e integrar um plano para a região, entendendo a especificidade de cada estado.
Dentre os projetos agrupados em 11 eixos apresentados em Fortaleza pelos gestores baianos, destacam-se os de infraestrutura viária, infraestrutura energética e infraestrutura hídrica, além da mobilidade urbana. São alguns destes projetos: o Sistema viário Oeste (SVO), cuja principal obra é a construção da ponte entre a cidade de Salvador e a Ilha de Itaparica; A Ferrovia da Integração Oeste Leste, que irá proporcionar o acesso aos portos da Bahia, bem como a possibilidade de integração à futura Ferrovia Transcontinental e a Hidrovia do São Francisco, trecho prioritário de 720 km entre Juazeiro/Petrolina e Bom Jesus da Lapa, local de intercessão com a FIOL.