A Secretaria da Segurança Pública (SSP) reuniu, nesta quarta-feira (12), representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica (DPT) para apresentação à imprensa do esquema de segurança que está sendo montado para a Copa América Brasil 2019. Salvador, uma das cidades-sede, receberá cinco jogos na Arena Fonte Nova.
Os investimentos em segurança durante o período dos jogos somam R$ 3 milhões e consistem, principalmente, no pagamento de horas extras para policiais e bombeiros que atuarão na capital. Mais de 11 mil profissionais vão garantir a segurança dentro e fora da Arena.
Do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), policiais civis, militares, técnicos e bombeiros, além de representantes de forças federais e municipais, Defesa Civil e saúde terão acesso às imagens, facilitando o acionamento das instituições em casos de emergência. No total, 28 instituições públicas e privadas integram o CICC.
A SSP coordena as ações que envolvem polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e DPT. “É uma grande estrutura, inclusive com a interação de órgãos federais, que não se limita apenas ao entorno da Arena Fonte Nova, mas em outros locais de grande aglomeração. O período dos jogos coincide com as festas de São João e é importante frisar que a maior parte do investimento em segurança é para garantir horas extras de policiais da capital, de modo que não comprometa o policiamento no interior do estado”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.