terça, 03 de dezembro de 2024
Euro 6.3735 Dólar 6.0908

ABUSO SEXUAL CONTRA AS MULHERES NOS TRANSPORTES SERÁ COMBATIDO

Redação - 12/06/2019 07:35

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou nesta terça-feira(11), o parecer de dois projetos de lei que tratam sobre o abuso sexual contra as mulheres nos transportes coletivos e a determinação de horários dos ônibus nos terminais de passageiros. Presidido pelo deputado Pedro Tavares (DEM), o colegiado colocou em pauta o Projeto de Lei 21.365/2015, de autoria do deputado Alex da Piatã (PSD), cuja finalidade é disponibilizar informações sobre a partida e a chegada dos ônibus nos terminais intermunicipais e interestaduais de passageiros.

No relatório, produzido pela deputada Maria del Carmen (PT), a parlamentar informou que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) apreciou o referido PL e “opinou pela constitucionalidade e juridicidade”. A petista também deu o seu parecer favorável – sendo seguida pelos pares – pela “admissibilidade e aprovação no âmbito da Comissão de Infraestrutura”. Já o PL 22.520/2017, iniciativa de Pedro Tavares, dispõe sobre medidas de prevenção e combate ao abuso sexual nos meios de transporte coletivo do Estado da Bahia. O democrata estabelece no documento que “sejam adotadas campanhas afirmativas, educativas e preventivas sobre o abuso sexual e violência contra a mulher no interior dos ônibus”.

O deputado Zé Cocá (PP), relator do projeto de lei, destacou que a proposta foi aprovada anteriormente em outros dois colegiados. O progressista explicou que na CCJ, o deputado Antonio Henrique Júnior (PP) opinou pela aprovação e, quando deliberada na Comissão dos Direitos da Mulher, a relatoria da deputada Neusa Cadore (PT) também teve idêntica decisão. Cocá considerou a matéria relevante, emitiu o voto favorável e foi acompanhado pelos seus pares.Antes de encerrar a reunião, Pedro Tavares comunicou aos parlamentares que vai tentar agendar, para o mês de julho, em Brasília, uma visita dos membros da Comissão de Infraestrutura com a direção da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), quando pretendem discutir sobre a situação das estradas federais na Bahia, especialmente aquelas que são conveniadas com a Concessionária ViaBahia.

Na sessão, o presidente do colegiado também aprovou uma visita que os deputados farão à Coelba e a marcação de uma audiência pública com a direção da empresa de energia elétrica, uma proposta dos deputados Alex Lima (PSB) e Jânio Natal (Podemos). Ficou definido que esta audiência, ainda sem data definida, será uma reunião conjunta de três comissões: Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (presidida por Pedro Tavares – DEM); Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho (presidida por Tiago Correia- PSDB); e Agricultura e Política (presidida por Jusmari Oliveira).

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.