No Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho, a imagem da Arena Fonte Nova se destaca. A partir deste sábado (15), ela será palco de cinco partidas da Copa América. Organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o evento mobiliza setores como segurança, mobilidade e turismo na capital baiana. Com a competição, o mercado apoiado pela Arena Fonte Nova deve movimentar 36% a mais na comparação com o ano passado, alcançando o valor de R$ 574 milhões. O gerente-geral do Comitê Organizador Local da Copa América, Thiago Jannuzzi, afirma que Salvador foi uma escolha natural e faz uma síntese do potencial da capital baiana.
“É uma cidade receptiva, que respira futebol o ano todo, e que já recebeu grandes competições, como Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Centro econômico do Nordeste, quarta cidade mais populosa do país, polo turístico e tem um estádio com nível mundial, 100% preparado para receber eventos de grande porte”, destaca. No sábado (15), às 19h, a Argentina enfrenta a Colômbia em Salvador. No dia 18, a Seleção Brasileira encara a Venezuela. No dia 21, Equador e Chile se enfrentam. Já no dia 23, a disputa será entre Colômbia e Paraguai. A Arena Fonte Nova encerra a participação na competição no dia 29, em jogo pelas quartas de final.
Para o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, os setores que mais vão ganhar são hotéis, transportes, bares, restaurantes e entretenimento. “A gente tem esse viés cultural muito forte e acaba se fortalecendo ainda mais agora. A Copa América coincide com o São João, uma festa tão importante para nós. É uma oportunidade para os turistas estrangeiros, que não fazem ideia do que é o São João, estarem no Pelourinho, vendo nossas características juninas, que são tão bacanas”, afirma. No período, Salvador vai receber principalmente turistas da Colômbia, Argentina e Estados Unidos. “Isso é muito importante, especialmente na baixa estação, pois movimenta a economia como um todo”, acrescenta Fausto Franco.