domingo, 07 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.5334

DOENÇA FALCIFORME ATINGE UMA A CADA 455 PESSOAS EM SALVADOR

Redação - 04/06/2019 07:57

Em 19 de junho acontece o Dia Mundial da Conscientização da Doença Falciforme. Em Salvador, a incidência é que de uma a cada 455 pessoas possuam a doença. A patologia é resultado de uma alteração genética responsável por deformar as hemácias, que assumem o formato de foice – por isso o nome falciforme – e endurecem, dificultando a passagem do sangue pelos pequenos vasos e a oxigenação dos tecidos.

A doença é hereditária e acomete principalmente pessoas negras. Desde 2008, é obrigatória a notificação da doença após a sua identificação, feita através do teste do pezinho, exame realizado logo após o nascimento do bebê. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra que, nos postos de saúde, é ofertada a eletroforese de hemoglobina – exame para detecção da doença em pessoas que não a identificaram no período neonatal. O resultado fica pronto em aproximadamente 10 dias.

Quem tiver dúvidas sobre se possui ou não a doença pode solicitar o exame em uma consulta médica. A depender do diagnóstico, o paciente será encaminhado a um especialista, hematologista pediátrico ou adulto, nos multicentros de saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, que são unidades de referência para este tratamento. A partir de então, passam a receber gratuitamente medicamentos que auxiliam no controle da doença.

Decreto – O decreto 18.857/2008 regulamentou a Lei 5.395/98, que instituiu o Programa de Assistência às Pessoas Portadoras do Traço Falciforme ou Anemia Falciforme em Salvador. Pelo documento, o município tem a responsabilidade de garantir a cobertura vacinal completa a todas as pessoas com doença falciforme, além de medicação e equipamentos necessários ao tratamento, que não poderá sofrer interrupção. A série de medidas inclui ainda a prevenção de agravos, aconselhamento genético com acesso a todas as informações técnicas e exames necessários aos parceiros e parceiras com probabilidade de terem filhos com doenças falciformes, dentre outros serviços.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.