A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente na Bahia foi realizada na manhã desta segunda-feira (3), em Salvador. Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o evento é composto por uma série de debates, envolvendo convidados reconhecidos nacional e internacionalmente pela atuação na área ambiental.
Durante a Semana do Meio Ambiente, que segue até a próxima sexta (7), o Governo da Bahia assina dois termos de adesão, sendo um deles à campanha ‘Respire Vida’, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A outra adesão é ao desafio ‘Campeões do Oceano’, que envolve as escolas da rede estadual de ensino.
A abertura ocorreu nesta segunda (3) com a a presença do teólogo Leonardo Boff, que propôs uma reflexão sobre o impacto do homem no planeta. “Nós estamos destruindo as bases físico-químicas que sustentam a vida. A ecologia não é somente a questão ambiental. Ela é algo integral, que envolve o mental, social, político e espiritual. A nossa tarefa é cuidar do planeta terra. Cada um deve dar uma contribuição para manter a vitalidade da terra. Chegou o momento em que criamos tantas ameaças e agressões ao sistema da terra que podemos enfrentar uma grande catástrofe ecológica e social”, disse.
No local também estiveram presentes os secretários João Carlos Oliveira, do Meio Ambiente, Jerônimo Rodrigues, da Educação, Márcia Telles, diretora geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), além de representantes da ONU Meio Ambiente e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Nesta terça-feira, 4, no Instituto Anísio Teixeira, será realizado das 8h30 às 17h30, o seminário ‘Meio Ambiente em Prática: A Pluralidade de Ações na Gestão Ambiental’. O evento será destinado a técnicos, professores e pesquisadores da área. Já nesta quarta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, o governador Rui Costa irá assinar, às 15h, no Salão de Atos da Governadoria, uma série de atos para fortalecer a gestão ambiental no estado. Ao todo serão nove.