sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SECRETARIA TESTA ESQUEMA DE SEGURANÇA PARA COPA AMÉRICA

Redação - 30/05/2019 08:58 - Atualizado 30/05/2019

Um dos maiores eventos esportivos internacionais, a Copa América será realizada no Brasil em 2019, de 14 de junho a 7 de julho. Salvador, única cidade do nordeste que irá sediar a competição, vai receber quatro jogos pela fase de grupos e um pelas quartas de final, na Arena Fonte Nova. Nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) preparou um ensaio operacional durante o jogo Bahia x São Paulo para alinhar as ações de segurança que serão realizadas durante o torneio de seleções.

A operação teste envolveu ações de reconhecimento facial utilizando o sistema de câmeras de segurança, abordagens e bloqueios de vias, com ação conjunta das forças estaduais e federais de segurança, além de órgãos municipais. Também atuaram no evento uma base avançada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), no Dique do Tororó, realizando análise de drogas e identificação criminal. O policiamento também foi reforçado dentro e no entorno da Arena.

Para simular o acompanhamento de segurança que será feito com as seleções nacionais desde a saída dos hotéis até a Arena, o time do São Paulo foi escoltado por oito motocicletas e dois carros, com um total de 16 policias militares. O time do Bahia foi acompanhado por oito motos e um carro da Polícia Rodoviária Federal, com um total de 11 policiais.

“Foi uma ação planejada para o teste de algumas funcionalidades que vamos utilizar durante a Copa América, como o embarque, desembarque e o acompanhamento das delegações até a Arena. Foi uma oportunidade também de observar a posição de nossos equipamentos de segurança e da ativação de nosso Centro de Operações e Inteligência (COI), que fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB); da unidade do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel que ficará no Dique do Tororó e do CICC dentro da Arena Fonte Nova. Tudo para que o evento aconteça da forma mais tranquila possível”, afirmou o coronel Marcos Oliveira, responsável pela articulação do evento. Ainda de acordo com o coronel, cerca de 1.400 profissionais atuarão na operação de segurança nos dias de jogos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.