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SETOR AUTOMOTIVO PRECISA REAGIR, DIZ KPMG

Redação - 24/05/2019 14:15

Os veículos elétricos e autônomos e a mobilidade como um serviço estão causando disrupções sem precedentes no setor automotivo. Nesse cenário, os negócios impulsionados por produtos e serviços habilitados digitalmente podem tornar o valor gerado pela mobilidade dos automóveis até dez vezes maior que a venda ou o financiamento de veículos particulares. Essas são algumas das conclusões da pesquisa “A hora é agora: você é um simples fabricante ou um especialista em mobilidade e conectividade?” (The time is now: are you a metalsmith or ‘gridmaster?’, em inglês).

“As montadoras, que implementaram um modelo de negócio consistente por cem anos, estão atravessando um período de transformações sem precedentes. Como a mobilidade pessoal é muito mais ampla que o fornecimento de um veículo, muitas delas planejam se tornar prestadoras de serviços. No entanto, o tempo para criar novas oportunidades está pressionando cada vez mais os líderes dessas empresas”, afirma o Líder do Setor Automotivo da KPMG no Brasil, Ricardo Bacellar.

A partir disso, dois modelos de negócios distintos e vencedores dever ser implementados. Algumas montadoras permanecerão fabricando veículos e dando suportes a carros cada vez mais sofisticados, mas cedendo ao cliente a interface de serviços de mobilidade. Outras evoluirão para o desenvolvimento de plataformas direcionadas para uma variedade de serviços de mobilidade.

O conteúdo revela ainda que as montadoras precisam redefinir os papéis que desejam desempenhar nesse novo ecossistema e tomar decisões estratégicas sobre seus futuros modelos de negócio. Ao mesmo tempo, precisam proteger os parceiros que permitirão a elas preencher as lacunas de novas competências.

De acordo com a pesquisa da KPMG, o desafio atual está na adoção em massa de serviços de mobilidade, o que representa uma mudança fundamental no mercado e no relacionamento com o cliente. Os fabricantes precisam identificar oportunidades de negócio em escala e integrar essas novas proposições com a oferta como parte de uma estratégia de mobilidade futura.

Novas abordagens de mobilidade, como sistemas coletivos de transporte e de propriedade compartilhada, devem reduzir parte da população que possui um carro. Isso diminuirá as vendas de veículos unitários e também reduzirá acentuadamente o número de fabricantes. A pesquisa também destacou que o modo de deslocamento das pessoas também está acelerando a transformação do setor.

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