domingo, 06 de abril de 2025
Euro 6.41026 Dólar 5.8446

REPÓRTER QUE ACUSOU DATENA DE ASSÉDIO RECEBE NOVO DIAGNÓSTICO

Redação - 24/05/2019 13:54

A jornalista Bruna Drews, que acusou José Luiz Datena de assédio sexual, recebeu um novo diagnóstico esta semana. Ela está com estresse pós-traumático grave. De acordo com Bruna, a a situação a abalou tanto que ela teve uma profunda crise de depressão e ataques de pânico, intensificados nos últimos meses.

“Hoje, depois de muitos meses, eu me olhei no espelho e disse: chega! Vou lutar como nunca porque tudo passa e não vão conseguir me derrubar! Chega de dor e chega de medo! Esta semana recebi um outro diagnóstico: estresse pós-traumático grave e quem me acompanha deve saber exatamente o motivo. Não vai me abalar! A Bruna de antes ainda está aqui. Quero de volta o sorrisão, o brilho no olho, a empolgação, a paixão! E a quem interessar, se prepare, renasço mais forte do que nunca!”, postou ela, que usou as hashtags “mexeu com uma, mexeu com todas”, “me too”, “assédio moral”, “assédio sexual” e “lute como uma garota”.

 

O CASO

Bruna Drews, de 35 anos, denunciou ao Ministério Público de São Paulo o apresentador José Luiz Datena, de 61, por assédio sexual em janeiro deste ano. Em entrevista para a QUEM, a jornalista deu sua versão de como teria começado o assédio. “Desde que comecei a trabalhar com o Datena, ele me elogiava. Falava às vezes da minha competência e sempre o agradecia por isso. Mas falava às vezes da minha beleza também. Ok você falar que uma mulher é bonita. Mas teve uma vez – que foi bem pesada – que ele pediu para um cinegrafista descer e mostrar meu corpo, falando que eu malhava, que eu não sei o quê. O cinegrafista desceu, mostrou meu corpo e depois esse mesmo cinegrafista veio me pedir desculpa. Ele falou: ‘se eu não fizesse isso, eu ia ser demitido'”, afirmou ela, que era repórter do programa Brasil Urgente, da Band.

Bruna disse que só suportava os supostos comentários do apresentador porque precisava do emprego. “Sou de uma família de classe média baixa e estava com um salário significativamente bom. Então você aguenta, dá aquela risadinha. Mas, muitas vezes, no ar, eu me mostrava constrangida e as pessoas comentavam isso. Desde esse dia que ele pediu para o cinegrafista mostrar o meu corpo, eu já comecei a duvidar, mas eu realmente achava que o Datena tinha uma admiração, um amor paternal por mim”, contou.

A jornalista afirmou, contudo, que com o tempo passou a ouvir comentários dentro da Band sobre o que Datena falava a respeito dela. “Muita gente de dentro da emissora ouvia coisas que ele dizia de dentro do switcher sobre mim. Me diziam que quando o programa entrava no ar, ele falava assim: ‘olha a boca dela, olha o corpo dela!’ Isso acabava chegando em mim e percebi que ele não estava de brincadeira”, disse ela, que começou a coapresentar com Datena um quadro chamado A Fuga.

Bruna disse ter percebido que era, de fato, vítima de assédio, durante uma confraternização com a equipe do programa. “Ele chamou todas as pessoas, as mais próximas a ele, para um jantar. Tinham umas dez pessoas mais ou menos na mesa, e, quando a assistente de palco levantou e foi embora, ele virou para mim e disse o seguinte: ‘Bruna, hoje eu vim aqui com o objetivo de comer a assistente de palco, mas como ela foi embora, vamos conversar. Acho que você está passando por problemas psicológicos, porque você emagreceu demais, você passou mal outro dia (realmente eu tinha passado mal por causa de pressão baixa)'”, relatou.

A jornalista respondeu que tinha emagrecido por causa do excesso de trabalho. “Mas ele, não convencido, começou com conversas de cunho sexual. Ele disse assim: ‘você não devia ter emagrecido porque você era muito gostosa. Trata de engordar, quero você gostosa novamente! Porque você não sabe, Bruna, quanta punheta já bati para você, antes e depois do programa’. E repetiu isso algumas vezes. As pessoas que estavam do lado ficaram constrangidas, até que um amigo dele se levantou, colocou a mão no ombro dele e disse: ‘menos, Datena! Menos!’. Mesmo assim, ele continuou. Fiquei super constrangida, só que na hora que você sofre o assédio, você não entende o que está acontecendo. Você dá risada e a minha intenção foi ir embora dali na hora. Mas ele não deixou. Eu tinha bebido um copo de cerveja. Ele estava no terceiro copo de uísque, provavelmente já alcoolizado. Fez um escarcéu, falou para me levarem em casa. Conclusão: fui levada em casa pela equipe”, lembrou ela, acrescentando que o jantar aconteceu em junho do ano passado.

Bruna atribuiu seus problemas de saúde ao estresse que teria passado no trabalho: “Me afastei ano retrasado por ter adquirido Síndrome de Burnout e Síndrome do Pânico por dois fatores: jornalismo policial, que é muito pesado, e sobrecarga de trabalho absurda por conta da Band. Então acontecia uma chacina no Acre, vai a Bruna porque o Datena queria que eu fosse e aí eu trabalhava 16, 18 horas por dia. Isso vinha acontecendo demais, eu acabava me envolvendo com as reportagens e tinha uma pressão moral que o Datena fazia de sempre estar presente. Se não tivesse, ele ameaçava, isso a gente ouvia nos bastidores: ‘o Datena quer te mandar embora se você não for para essa viagem’. Isso porque eu tinha acabado de voltar de outra viagem super exausta e sem dormir. Isso aconteceu algumas vezes”, disse.

O episódio do restaurante teria sido a gota d’água para Bruna, que decidiu denunciar o apresentador. “Eu comecei a pensar: ‘nossa, estou fazendo tudo isso para dar ibope para um cara que não acha que eu sou competente pela minha inteligência, pelo meu trabalho. Ele só acha que eu sou gostosa, isso é a realidade. E aí em junho eu passei muito mal e, desde então, estou afastada pelo INSS. Estou bem destruída por dentro. O que ele fala ou deixa de falar agora não está me fazendo piorar. Para mim, minha carreira acabou, eu não tenho nada a perder. Eu hoje desisto mesmo de ser repórter, desisto da televisão e não tenho nada a perder. E é por isso que estou divulgando. Porque ele deve ter feito isso com outras mulheres e é uma pessoa que os funcionários têm medo. Todo mundo sabe disso lá dentro da Band”, finalizou.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.