Nesta quarta-feira (22) a bancada do nordeste foi recebida pelo presidente Jair Bolsonaro em um café da manhã no Palácio do Planalto, para a apresentação de projetos prioritários de cada estado. Os parlamentares pediram para o presidente o fortalecimento de órgãos regionais e a revisão do pacto federativo para viabilizar mais recursos para a região.
Está prevista para essa sexta-feira (24) a primeira viagem do presidente à região, onde deve participar de reuniões na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife, e com governadores, além de anunciar projetos para a área. No mesmo dia, Bolsonaro entrega casas do Programa Minha Casa Minha Vida em Petrolina (PE).
O deputado César Lima (PSD-PI), coordenador da bancada, afirmou que o fortalecimento de órgãos como a Sudene, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e o Banco do Nordeste pode ajudar a região a aumentar a participação na produção de riquezas e no Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Para o presidente, as obras de infraestrutura com licenciamentos mais ágeis e buscando a vocação regional são importantes para estimular a participação no PIB do Nordeste.
Além disso, uma proposta foi entregue ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a revisão do pacto federativo foi defendida pelos parlamentares do Nordeste para redistribuição dos recursos da União a estados e municípios.