quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

DURANTE EVENTO, ECONOMISTA DEBATE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA BAHIA E NOVAS PERSPECTIVAS

Redação - 21/05/2019 18:46

Na manhã desta terça-feira (21) o jornalista, economista e colunista Armando Avena abriu o Seminário Bahia +40 O futuro da economia, realizado na Federação das Indústrias do Estado Bahia (FIEB).

Durante sua apresentação intitulada Os últimos 40 anos: O Outro Lado da Economia Baiana de 1979 a 2019, Avena disse que a Bahia cresceu muito nos últimos 40 anos, mas agora é  fundamental discutir e conhecer este período para saber o que é preciso fazer para continuar crescendo.

Até 1990, o estado cresceu mais do que o restante do país, como acrescentou Avena “É o período em que se dá o deslanche econômico do estado. É o período que vai caracterizar a grande mudança na economia baiana”.

Após esse ‘boom da indústria’, a economia fica estagnada ao perder competitividade. “Houve condicionantes, mas a industrialização não vai conseguir viabilizar todo desenvolvimento. O emprego que se esperava ter com a industrialização não veio. A excessiva especialização de Commodites da indústria e falta de investimentos em infraestrutura não viabilizaram o desenvolvimento” disse.

Além disso, Avena também mediou o debate sobre as perspectivas para o novo ciclo de crescimento do estado marcando o encerramento da primeira edição do seminário. A mesa reuniu o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, Luciano Sampaio (PwC), Guilherme Moura (Faeb) e a gerente da unidade de Gestão do Serviço de Apoio a Pequena e Micro Empresa (Sebrae-BA), Isabel Ribeiro.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.