quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

PARENTE DO VÍRUS CHIKUNGUNYA, MAYARO, JÁ CIRCULA NO SUDESTE

Redação - 16/05/2019 17:45 - Atualizado 16/05/2019

Os pesquisadores da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram que o vírus mayaro, parente do chikungunya, está circulando no Estado. O novo vírus causa doença com sintomas semelhantes às de infecções por outros arbovírus como o chikungunya. Os sintomas são febre alta, dores musculares, de cabeça e nas articulações.

Nos últimos anos, segundo estudo recém divulgado, nos últimos anos o número de infecções por vírus mayaro aumentou nas regiões central e norte do Brasil.

O vírus é transmitido por meio de picada de mosquitos silvestres, principalmente os Haemagogus janthinomys, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Após picada do mosquito infectado, os sintomas iniciam geralmente de 1 a 3 dias após a infecção. Tempo que pode variar de pessoa a pessoa. Essa espécie de mosquito costuma ficar na copa das árvores e picar macacos e pássaros, que são os hospedeiros primários da doença nesse ecossistema.

Os sintomas da doença são semelhantes aos de infecções por outros arbovírus, eles são: febre aguda, semelhante à dengue, dor de cabeça, muscular e nas articulações, inchaço nas articulações e manchas no corpo.

Os sintomas são tratados de forma não específica semelhante aos de infecção pelo vírus chikungunya. Não existe vacina.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.