quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4085 Dólar 5.0093

OPERAÇÃO XAVIER: PRF E MP DESARTICULAM ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE ATUAVA NA CÂMARA DE ILHÉUS

admin - 15/05/2019 09:41

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagram a Operação Xavier, na manhã desta quarta-feira (15), que desarticulou uma organização criminosa que atuava na Câmara de Vereadores de Ilhéus, no sul da Bahia, entre os anos de 2011 e 2018.  Um vereador e nove servidores foram afastados.Os envolvidos são investigados por crimes contra a administração pública, fraudes a licitações, contratos e lavagem de dinheiro.

Na oportunidade, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Ilhéus. Além disso, foram cumpridos sete mandados de intimação, três pessoas foram presas, e quatro estão foragidas. Entre os presos estão agentes públicos e empresários, responsáveis por operacionalizar múltiplos esquemas de corrupção ao longo de sucessivas gestões. Também foram apreendidos documentos e objetos, como celulares e computadores. Todos serão ouvidos pelo Ministério Público e encaminhadas pela PRF à Delegacia Judiciária local.

A Operação Xavier é  resultado da continuidade de investigações de fraudes identificadas pela Operação Citrus, que revelou esquemas de corrupção praticados por agentes públicos com o apoio de empresas de assessoria contábil e de licitações, contratadas para maquiar documentalmente a prática dos diversos ilícitos apurados. Segundo o MP-BA, durante dois anos, as investigações contaram com a colaboração da Coordenação de Computação Forense do Departamento de Perícia Técnica do Estado da Bahia, da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, da Receita Federal em Itabuna e Ilhéus, do Banco do Brasil, do Tribunal de Contas dos Municípios, da Central de Apoio Técnico do MP, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), da Junta Comercial do Estado Da Bahia (JUCEB) e de outros órgãos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.