GREVE DA EDUCAÇÃO: PROFESSOR BAIANO ENTREGA ABAIXO-ASSINADO COM 1,5 MILHÃO DE ASSINATURAS

GREVE DA EDUCAÇÃO: PROFESSOR BAIANO ENTREGA ABAIXO-ASSINADO COM 1,5 MILHÃO DE ASSINATURAS

Daniel Tourinho Peres, professor de filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), está na Câmara dos Deputados com 1,5 milhão de assinaturas coletadas em um abaixo-assinado contra o bloqueio de 30% nas verbas destinadas a despesas de custeio das universidades e institutos federais.

O professor abriu o abaixo-assinado depois do anúncio feito pelo Ministério da Educação (MEC) sobre retenção no orçamento das instituições federais de ensino. A petição foi criada plataforma Change.org e ultrapassou a marca de um milhão de assinaturas em poucos dias, chegando a 1,5 milhões em menos de duas semanas.

Daniel tinha um encontro marcado na tarde desta quarta-feira (15) com a 1ª Secretária da Câmara dos Deputados, deputada Soraya Santos (PR-RJ). A entrega das assinaturas será acompanhada por pesquisadores, professores e parlamentares da Comissão de Educação da Câmara, como Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), que é presidente da Comissão, Alice Portugal (PCdoB-BA), que é vice-presidente, e Margarida Salomão (PT-MG).

Segundo o docente, a expectativa da entrega da petição é pressionar para que o poder Legislativo saia em defesa das instituições, barrando o corte de verbas e garantindo que as universidades tenham verdadeira autonomia para executar o orçamento aprovado.