quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

BAHIA E PORTUGAL FIRMAM COOPERAÇÃO PRÓ-IMÓVEIS HISTÓRICOS, DIZ LEÃO

admin - 15/05/2019 09:00 - Atualizado 15/05/2019

A Bahia deve assinar um termo de cooperação técnica com o governo de Portugal para implantação de um programa de requalificação de Centros Antigos, com foco no aproveitamento turístico do conjunto de imóveis do Estado que possuem valor arquitetónico, patrimonial, histórico e cultural. A proposta surgiu durante reunião do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, e a secretária de Estado do Turismo do país lusitano, Ana Mendes Godinho, nesta terça-feira (14), em Lisboa.

“O Centro Histórico de Salvador é belíssimo e estava esquecido. O governador Rui Costa já iniciou uma série de intervenções para melhorias no local e, agora, queremos aprender com o modelo bem sucedido implantado pelos portugueses, chamado Programa REVIVE, e praticá-lo em todo o estado. A ideia do governo de Portugal é brilhante: eles restauram e preservam os patrimônios arquitetônicos, transformam-os em ativo econômico para o país, geram emprego e atraem turistas. É o que queremos fazer também”, destacou Leão.

O programa REVIVE, explicou Ana Mendes, que tem status de ministra, é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças de Portugal que tem como meta recuperar os imóveis, muitas vezes degradados, por meio de investimentos privados, e torná-los aptos a desenvolver uma atividade econômica – dos ramos da hotelaria, gastronomia ou comércio diverso. Segunda ela, este modelo promove o desenvolvimento da economia e tem impacto positivo no social.

O REVIVE já cadastrou e lançou consulta pública para concessão de 17 imóveis históricos, outros 15 estão sendo catalogados e serão lançados até junho. Destes, nove já foram contratados pela iniciativa privada. O programa faz parte de um movimento mundial de reaproveitamento do patrimônio arquitetônico antigo, como palácios e conventos históricos.

Junho, inclusive, é o mês que João Leão deve voltar à solo português para assinar a cooperação técnica internacional Bahia-Portugal. Antes, ao retornar à Bahia, o vice-governador e titular da SDE quer debater a proposta com o governador Rui Costa, a Setur, a Secult e o IPHAN. Leão segue em Lisboa até sábado (18) e a comitiva da missão de negócios é composta pelo deputado estadual Eduardo Sales (PP), que na ocasião representa o Legislativo baiano, a Frente Parlamentar do Setor Produtivo e a Comissão de Infraestrutura e Turismo da Assembleia Legislativa.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.