Lambuzar-se de picolé – aí está uma das levezas da infância, que a gente vai perdendo com o tempo. Quando vê, está limpando a boca com guardanapo, sentindo aflição de sujar os dedos. Tenho gosto de ver meu filho, que tem 6 anos, tomando picolé, sem camisa e sem medo, na maior farra! Segundo a nutricionista Priscila Maximino, do Instituto Pensi do Hospital Infantil Sabará (SP), a partir de 1 ano a criança já pode curtir um sorvete – desde que sem açúcar adicionado, item que pode ser introduzido apenas a partir dos 2 anos. A especialista faz uma ressalva: bebês perdem temperatura mais rapidamente, por isso é melhor que a experiência seja breve.
Preparar picolé em casa tem mais de uma vantagem. É saudável, pois você mesmo faz e escolhe o que vai no palito – pode ser fruta in natura, cacau em pó, mel… E nada de corante, espessante, conservante, nem aquele monte de açúcar. É prático: um ótimo jeito de aproveitar as frutas supermaduras, cheias de dulçor, mas que correm o risco de passar do ponto se não forem consumidas logo. É uma atividade ideal para fazer com as crianças, já que a gente pode pedir ajuda para despejar o líquido nas forminhas, mostrar que é preciso aguardar o congelamento e, você sabe, a espera é um dos melhores temperos. Se conferir com atenção a lista de ingredientes, vai ver que muitos daqueles comprados, geralmente, têm mais água e açúcar do que fruta – ou melhor, suco de fruta. Por isso, não conheço picolé melhor do que o que a gente mesmo prepara.
DICAS
Receita
(Rende 6 picolés cada uma)
1 • abacaxi com frutas vermelhas
200 g de abacaxi (2 fatias grossas)
10 amoras (congeladas ou frescas)
½ xícara (café) de água (ou o suficiente para bater no liquidificador)
2 • manga com hortelã
2 mangas
10 folhas de hortelã
3 • banana com chocolate
4 bananas-prata
3 colheres (chá) de cacau em pó
4 • morango com limão
Caldo de ½ limão espremido
250 ml de água
1 colher (chá) de mel (ou a gosto)
1 morango pequeno por picolé
Modo de fazer
Picolés 1, 2 e 3
Bata no liquidificador até obter textura cremosa. Despeje nas formas de picolé.
Deixe no congelador por, no mínimo, oito horas. Picolé 4 Corte os morangos em fatias e
coloque-as nas formas. Misture o limão, a água e o mel e transfira para as formas.
Congele por oito horas.
Picolé 4
Corte os morangos em fatias e coloque-as em nas formas. Misture o limão, a água e o mel e trandfira para as formas. Congele por oito horas.