domingo, 29 de setembro de 2024
Euro 6.0692 Dólar 5.4583

CABULA É O BAIRRO QUE MAIS CHOVE EM SALVADOR

Redação - 13/05/2019 11:15 - Atualizado 13/05/2019

Você pode não ter percebido, mas desde o dia 1° deste mês, chove todo dia em Salvador. Cada gota é registrada por mais de 20 pluviômetros espalhados pela cidade. O Correio analisou mais de um milhão de registros desses aparelhos, nos últimos cinco anos, para elaborar o mapa das águas na capital baiana. Nas próximas linhas, vamos mostrar o período do ano, os bairros e até a hora do dia em que cai mais água.

O primeiro indício já deve ter ficado claro: maio é o mês mais chuvoso. Mas o que talvez você não saiba é que a chuva também tem um horário favorito: é entre 5h e 6h. E o Cabula, o bairro onde mais choveu nos últimos cinco anos. A reportagem analisou os registros de 20 pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em diversos pontos da cidade, e um do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizado em Ondina — leia mais sobre a metodologia no final da reportagem. Além destes, o Centro de Monitoramento da Defesa Civil de Salvador implantou 18 equipamentos próprios em 2017, mas a Codesal não forneceu a íntegra.

A Rua Manuel Luís Osório nos leva a um ponto cercado de Mata Atlântica. Todos os dias, quando chove naquele ponto do Cabula, o pluviômetro registra cada milímetro. Dos pluviômetros analisados, foi o que mais acumulou água entre 2014 e 2018. Choveu naquela região, em média, 1,79 mil milímetros anuais, 155 a mais que o segundo colocado, o Alto do Peru, no Subúrbio Ferroviário.

Muitos nem chegam a notar a diferença no dia a dia. “Eu tô é precisando de mais chuva. Eu adoro a chuva. Não tem pior tempestade, tem boa tempestade”, brinca José Francisco, 72, nascido e criado no Cabula. Não é o mesmo pensamento de uma moradora mais recente do bairro, Valdinha Silva, 76. A aposentada está certa de que, às vezes, só chove naquele miolo da cidade. “Tem vezes que eu saio, aqui tá chovendo e lá no Doron tá sol. Quando eu lembro, levo sempre um guarda-chuva”, reclama.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.